ENEM 2017: MUDANÇAS SÃO VISTAS COMO POSITIVAS PELOS ESTUDANTES E CANDIDATOS QUE IRÃO REALIZAR A PROVA


Uma das mudanças mais impactantes em relação à edição deste ano diz respeito aos dias de aplicação das provas.

Agora, ao invés de ser aplicado em um único final de semana, o Exame acontecerá em dois domingos seguidos. As datas escolhidas para esta edição foram 05 e 12 de novembro.
O Inep e o MEC também alteraram as ordens de aplicação das áreas de conhecimento. No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação do Enem 2017. No segundo, por sua vez, serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Matemática.
O tempo de duração das provas no primeiro dia será de 05h30min. Já no segundo, os candidatos terão 04h30min para responder todas as perguntas. Será mantida a mesma quantidade de questões (45) em cada área de conhecimento.
Além da mudança nos dias de aplicação das provas, extinguindo o sábado, outras novas regras do Enem 2017 já foram confirmadas. Entre elas, podemos destacar o fim da certificação do ensino médio e da modalidade de treineiros, além da personalização dos cadernos de questões com a impressão dos nomes dos candidatos e descontinuidade da divulgação das notas por escolas.
O fim das provas do sábado visa beneficiar os sabatistas, que só podiam começar o Exame após o sol se pôr, além daqueles que se queixavam de cansaço na aplicação em um só final de semana.
A certificação do ensino médio ou fundamental, será realizada pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos). A avaliação das escolas será realizada exclusivamente pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Todas as mudanças do Enem 2017 visam atender às opiniões coletadas durante a consulta pública sobre o Exame, realizada pelo MEC entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro. Além disso, as novas medidas visam aumentar a segurança das provas e reduzir os custos em suas aplicações.
Fonte: Enem 2017/Imprensa

Comentários